Outras Coisas Mais

Tradução, por favor!

Dia após dia assistimos ao “enriquecimento” do nosso vocabulário com novos conceitos, estrangeirismos, normalmente em inglês ou francês, e outras tantas novas palavras que nunca tinham entrado na nossa rotina verbal e que agora invadem qualquer conversa no meio profissional, núcleo de amigos ou até mesmo em casa, em família.

Pois, e é aqui na família que comecei a aperceber-me que por vezes nem sempre há entendimento relativamente ao conceito utilizado. Ouve-se na televisão, rádio e redes sociais, fica-se com a ideia geral do assunto, mas a palavra em causa não é entendida porque nunca foi realmente explicado o seu significado. 

Podemos dizer que é perfeitamente natural que outras gerações, as mais velhas, não percebam patavina do que se está a falar, mas nem só dos mais velhos se trata. Eu dou comigo (achando-me menos velha…) a pesquisar no “Dr. Google” muitos estrangeirismos.

Assim, achei que poderia ser útil desmistificar algumas (poucas) palavras utilizadas nos dias de hoje, na linguagem do séc.XXI.

Por exemplo:

  • BrunchBreakfast+Lunch=Brunch, ou seja pequeno-almoço+almoço. Por outras palavras trata-se de um pequeno-almoço tardio ou almoço antecipado que juntos transformam-se numa só refeição. É o que dá levantar tarde ao fim-de-semana.
  • Workshop – reunião de pessoas onde normalmente está presente um orador/orientador/facilitador conhecedor do tema em apreço e onde todos os presentes podem participar activamente na dinâmica da conversação. Nome pomposo não é?
  • Blog ou blogue – página na internet onde o seu autor publica, com regularidade, conteúdos como textos, imagens, vídeos. Como este aqui.
  • Summit – Cimeira, conferência onde participam cargos de topo da área em que se foca o tema em discussão e onde são debatidos assuntos relevantes e tomadas decisões. Há muito que não oiço a palavra cimeira, talvez porque agora tudo é summit.
  • Podcast – Publicação digital de audio, partilhada na internet, com um, dois ou mais intervenientes com os mais diversos conteúdos. Lembra-me as conversas da Rádio há uns bons anos atrás.
  • Holística – Compreende factos ou acontecimentos na sua totalidade, globalidade . Uma visão completa, inteira sem colocar nada de parte, como um só todo. Uma das mais bonitas palavras que aprendi nos últimos tempos.
  • Coach – Treino/ensinamento dado por um treinador/instrutor profissional qualificado (coacher) com o objectivo de desenvolvimento profissional e/ou pessoal, através do desbloqueio do talento e capacidade já existentes no indivíduo. O treino da nova era. Adoro!
  • Mindfulness – Atenção plena, consciência plena, capacidade de concentração no presente. Aplicada a actividades, experiências e sensações traz-nos calma ao dia-a-dia. Pensar, fazer, viver o hoje, o agora, sem “ontens” e “amanhãs”. A teoria é soberba, mas pô-la em prática requer treino.
  • E-book – Livro electrónico, em formato digital, adquirido na internet e que pode ser lido no computador, telemóvel, tablet ou E-Reader (um tipo de tablet específico para leitura). Tenho e-book‘s mas continuo a preferir os manuscritos impressos.

Claro que existem muitas mais palavras por aí, estas são só uma ínfima amostra do que se fala nos dias de hoje. Existem tantas mais que por vezes é difícil ouvir conversas unicamente com vocábulos de origem portuguesa.

Desafio-te aqui a acrescentares palavras deste século nos comentários. De certeza que conheces muitas mais.

Até já.

Alexandra.

 

Todas as imagens, textos e outros conteúdos deste blog são de minha autoria, salvo referência em contrário. A grande maioria das imagens aqui publicadas podem também ser visualizadas nas minhas páginas do Instagram e Facebook: @alexandrapereirablogger 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *