Receitas

Gelado de cacau

Nunca gostei de desperdícios, ainda mais de comida. Adoro “limpar” o frigorífico inventando novos pratos. Na receita de hoje será a vez de “limpar” a fruteira. 

Neste caso o aproveitamento é de… BANANAS.

Na maior parte das vezes, quando compro bananas, estas ainda estão um pouco verdes para consumo imediato. Mas de um dia para o outro, principalmente no Verão, amadurecem. Num ápice é vê-las a escurecer a casca, e é aqui que ficam bem doces. Cá por casa as crias não as comem quando estão excessivamente maduras, só eu. Quando chegam a este ponto, a casca bem escura, corto-as às rodelas, com mais ou menos 1 cm de espessura, coloco-as num saco e levo-as a congelar. Como resultado, esta torna-se a base dos meus gelados e batidos frescos/smoothies de fruta ou vegetais.

A banana confere uma cremosidade fantástica e os ingredientes certos mascaram o sabor desta fruta.

Assim sendo vamos ao gelado de cacau. Para isso bastam dois ingredientes, sim, apenas dois ingredientes:

  • 2 a 3 bananas congeladas (às rodelas)
  • 1 colher de sopa de cacau cru em pó

Em primeiro lugar para fazer este gelado é importante teres uma liquidificadora que triture gelo ou um potente robot de cozinha.

Em segundo lugar deverás congelar as bananas pelo menos de véspera para realizares a receita.

Passemos à parte mais “complicada”… fazer a receita!

Coloca a banana no robot de cozinha, junta o cacau e… tritura até obter um creme espesso, homogéneo e macio. Simples demais, não achas?

De modo a ficar bonitinho, retira a mistura com uma colher de gelado para fazer umas bolas perfeitas. Podes adicionar pepitas de cacau cru, chocolate ou outro topping à escolha.

A dose de cacau pode variar conforme o teu gosto pessoal. O cacau cru tem um sabor forte, por isso começa com uma quantidade menor e adiciona até ficar perfeito. Como este gelado não leva adição de açúcar, as bananas deverão estar bem maduras. Fundamental para que fique doce e sem sabor forte a banana.

Experimenta esta fresca simplicidade nestes dias quentes de Verão quando o calor aperta. Feito na hora e quando apetece, é uma fácil e prática delícia!

Até Já.

Alexandra

 

Todas as imagens, textos e outros conteúdos deste blog são de minha autoria, salvo referência em contrário. A grande maioria das imagens aqui publicadas podem também ser visualizadas nas minhas páginas @alexandrapereirablogger Instagram e @alexandrapereirablogger Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *