Receitas

Douradinhos de tofu

Chegaram as férias de Verão, com sol, dias de praia, passeios no campo…

Para não caíres em (muitas) tentações, que tal preparares lanches equilibrados e deliciosos para te acompanhar para todo o lado?

Deixo-te aqui uma sugestão prática e fácil de fazer.

 

Parece que um dos alimentos que veio para ficar nos passeios e piqueniques da criançada foram os douradinhos. Provavelmente por serem práticos de levar, rápidos de confeccionar e também por serem adorados pelos miúdos (e até por alguns graúdos).

Consequentemente por ser um produto processado de origem animal teve os seus dias contados na minha cozinha. Por essa razão decidi tentar uma nova versão.

Na vez do peixe, surge o tofu – Pois é, douradinhos de tofu.

Claro que o sabor é diferente, mas não deixam de ser uma delícia. Quando os meus miúdos gostam, a receita fica automaticamente aprovada. Ora espreita abaixo como é simples:

500g de tofu

Shoyu q.b  

Farinha de milho q.b.

Sumo de limão

Especiarias a gosto (por exemplo pimentão doce, açafrão, alho em pó…)

 

– Começa por cortar o tofu em pequenos rectângulos e coloca-os lado a lado numa travessa. Rega-os com o shoyu até cobrires o fundo. Reserva por 20/30 minutos. Depois vira cada pedaço para absorverem o shoyu de ambos os lados.

– Num prato coloca farinha de milho e especiarias a gosto e mistura muito bem. Eu não adiciono sal porque o molho shoyu é salgado o suficiente. De seguida passa cada pedaço de tofu pela mistura de farinha, cobrindo todos os lados.

– Para cozinhar podes optar por fritá-los na frigideira, fritadeira, ou fazê-los no forno. Ficam saborosos de qualquer forma. Eu prefiro cozinhá-los na frigideira com um fio de azeite.

– Assim que ficarem com um tom dourado estão prontos.

– Depois de cozinhados salpica-os com um pouco de sumo de limão.

 

Porque em modo férias o importante é o sabor e a facilidade de execução, aqui te deixo esta receita bem simples de uns douradinhos saborosos e versáteis para uma refeição em casa, passeio no campo ou dia de praia.

Até Já.

Alexandra

 

Todas as imagens, textos e outros conteúdos deste blog são de minha autoria, salvo referência em contrário. A grande maioria das imagens aqui publicadas podem também ser visualizadas nas minhas páginas @alexandrapereirablogger Instagram e @alexandrapereirablogger Facebook

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *