Receitas

ARROZ DE PEQUENO-ALMOÇO

Desde que pratico alimentação vegetariana deixou de existir em minha casa qualquer produto alimentar de origem animal. Quem for convidado para por lá almoçar, jantar ou simplesmente lanchar vai provar pratos vegetarianos com toda a certeza.
Mas, quando não estou em casa as coisas são diferentes, e falo agora da casa dos meus sogros. Não são vegetarianos mas fazem muitas refeições vegetarianas e eu adoro pelo bem que lhes faz.
 
A minha sogra, a gestora da cozinha lá de casa, tenta ao máximo aprender novos pratos vegetarianos, questiona e preocupa-se em construir uma despensa com bons produtos. Mas é claro que as nossas despensas continuam diferentes e eu quando por lá apareço por vezes levo uma ou outra coisa. 
 
Um destes fins-de-semana por lá passados não levei nada, esqueci-me. E nada tinha para o meu pequeno-almoço. Enfiei-me na despensa e os meus olhos fixaram-se no arroz integral. Pensei logo que era a altura ideal para provar arroz ao pequeno-almoço.
 
Então coloquei a medida de meia chávena de chá de arroz integral a demolhar durante toda a noite. Gosto sempre de demolhar o arroz integral e normalmente faço-o durante a noite anterior ao dia do seu consumo.
Chegada a hora do pequeno-almoço coloquei mãos-à-obra, e usei:

 

1/2 chávena de chá de arroz integral (previamente demolhado e bem lavado)
1 1/2 chávenas de água (podes usar bebida vegetal, eu prefiro água)
1 pau de canela
2 pedaços de casca de limão (sem a parte branca)
pitada de sal
canela em pó q.b.
geleia de arroz q.b. opcional (não adicionei, nunca adiciono)

 
Num pequeno tacho coloquei o arroz, a água, o pau de canela, a casca de limão e a pitada de sal.
Deixei cozer por, aproximadamente, 40 minutos, em lume brando e ficou pronto. Simples, não é?
 
Antes de servir podes adoçar com geleia de arroz a teu gosto. Eu prefiro simples. Aconselho-te a provares sempre antes de adicionares qualquer ingrediente.
 
Servi num prato raso para arrefecer mais rápido e polvilhei com canela em pó. Ficou delicioso. Tem sido um dos meus pequenos-almoços mais frequentes, e não me canso.
 
Para facilitares o teu dia-a-dia podes cozer mais quantidade de arroz de uma só vez, para 3 ou 4 dias por exemplo. Assim, basta diariamente aqueceres a quantidade desejada com um pouco de água e fica óptimo.

A foto é de um creme de arroz, para tal basta triturares o arroz antes de servir.

Um pequeno-almoço diferente e bem saboroso com ingredientes simples, acessíveis e bem fácil de fazer, não achas?
 
Até já.
Alexandra

 

Todas as imagens, textos e outros conteúdos deste blog são de minha autoria, salvo referência em contrário. A grande maioria das imagens aqui publicadas podem também ser visualizadas nas minhas páginas do Instagram e Facebook: @alexandrapereirablogger

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *